Aguarde, carregando...

Menu
18
junho

Como Paul McCartney Transformou Foco e Dedicação em Sucesso Musical Incomparável

Paul McCartney, o lendário baixista dos Beatles, é um exemplo perfeito de como o talento aliado ao foco pode levar a um resultado sem precedentes. 

Em uma entrevista em 1995 para a Bass Player, Sir Paul McCartney revelou que o álbum “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band”, lançado em 1967, foi o momento em que atingiu seu auge como baixista.

Este álbum marcou um período em que os Beatles abandonaram as exaustivas turnês para se dedicar exclusivamente ao trabalho no estúdio, aprimorando cada faixa por semanas, como uma obra de arte. O resultado foi um dos álbuns mais vendidos e influentes de todos os tempos, conhecido pelo uso de técnicas, instrumentos e possibilidades até então inexploradas.

Os quatro Beatles adotaram a ideia de se tornarem alter-egos no estúdio, se permitindo experimentar e criar algo totalmente diferente: 

“Para mim, ‘Sgt. Pepper’ foi um ‘período premiado’, quando eu estava tocando meu melhor no baixo. Eu podia concentrar tudo em compor a música, cantar em harmonia com John e tocar o baixo […] ou talvez tocar um pouco de piano, guitarra ou algo assim. Fora isso, eu realmente não tinha muito o que fazer, então podia colocar toda a minha energia naquilo.”

Paul, que sempre dominou a arte de trabalhar suas linhas de baixo como uma melodia dentro da melodia da música, atingiu seu ápice em “Lucy In the Sky with Diamonds”. Aproveitando, convido você a ouvir o som isolado do baixo nessa faixa. Para quem ama música como eu, é uma aula de virtuosismo!

Este exemplo ilustra a importância do foco na busca do melhor resultado possível. O talento, embora essencial, pode não ser suficiente. É preciso também dedicação, trabalho árduo e, acima de tudo, foco. Como ele demonstrou, quando se tem a capacidade de concentrar toda a sua energia em uma única coisa, os resultados podem ser verdadeiramente extraordinários. Ou até mais do que extraordinários!