Inspeção rima com inovação
Lento, caro, analógico e inseguro: era assim que eu via o processo de vistoria de seguros quando começamos a idealizar o iRisk.
Estávamos em 2012. O processo dependia integralmente da visita física do inspetor, que só acontecia depois que ele passasse no escritório para receber a demanda. Apesar de o uso de Smartphones já estar bastante difundido, o inspetor chegava ao local de risco com a sua prancheta, preenchia formulários em papel, voltava para o escritório, compunha um laudo e mandava por e-mail para que alguém pudesse interpretar, processar e lançar as informações em um sistema.
Erros humanos aconteciam com alguma frequência; afinal, nada impedia o não preenchimento de campos dos formulários, o atraso no envio das informações, erros na montagem, interpretação ou registro dos laudos…
Observando esse quadro, resolvemos mergulhar de cabeça no “E se…?” que, a meu ver, é a pergunta fundamental para impulsionar projetos de inovação. “E se o inspetor pudesse receber e atender demandas em qualquer lugar? E se ele pudesse preencher os formulários, lançar os dados no sistema e montar o laudo no seu próprio Smartphone?”
Como resposta a essas e outras perguntas, lançamos, em 2013, o primeiro protótipo do iRisk. Em 2016, o produto passou a ser adotado em escala por uma grande seguradora.
Ao “e se.. ?” acrescentamos muitos “Como podemos…”? “Como podemos reduzir custos e prazos? Como podemos conduzir o processo virtualmente, sem nem mesmo precisar ir até o local de risco? E se o segurado fizesse a sua própria inspeção, com privacidade e quando lhe fosse conveniente?”
Hoje, o iRisk responde positivamente a esses e outros desafios aliando praticidade, agilidade, conveniência, flexibilidade e segurança, como destacam seguradoras, inspetores e segurados. Com o iRisk, custos e prazos foram otimizados (com a indicação dos profissionais e das rotas ideais); informações passaram a ser processadas e transmitidas em tempo real; e a gestão operacional e financeira da seguradora foi facilitada (desde a previsão até a efetivação do pagamentos, passando por pedidos de reembolso e o controle das contas a pagar).
Além disso, em algumas situações, clientes hoje fazem autoinspeção, com total comodidade e privacidade. Com a ferramenta Remote, também podem realizar uma chamada de vídeo com o inspetor, gravando com a câmera do celular as imagens definidas por ele.
Tenho muito orgulho do trabalho que foi desenvolvido pela equipe e uma certeza absoluta que nós vamos seguir inovando, recorrendo cada vez mais aos “e se…?” e “como podemos…?”
Por Ricardo Stamato | Diretor de Inovação