Que empresas e profissionais sobreviverão às transformações pelas quais o trabalho passará nos próximos anos? Estes são questionamentos cada vez mais comuns em fóruns de RH, tecnologia e inovação.
Sempre que se fala em futuro, várias são as teorias e previsões. Mas, entre elas já é possível ver traços comuns, pontos de convergência. Um deles é o que muitos chamam de customer success. Além de dominar a sua área de especialização, empresas e profissionais precisam entender profundamente do negócio e da vida dos seus clientes – para empresas que trabalham com B2B e B2C, respectivamente.
Há 15 anos, quando a Confitec foi criada, esses temas ainda não eram tão amplamente debatidos. Mesmo assim, a empresa já nasceu 100% focada nos negócios dos seus clientes – seguradoras e resseguradoras. Ao longo do tempo, temos procurado entender cada vez mais o que realmente importa para os nossos clientes. Isso faz com que estejamos sempre alinhados com as suas estratégias e que sejamos capazes de nos manter relevantes para os seus negócios.
Sobre os profissionais, outro dia, um amigo me reconectou a uma palestra no TED feita por Michele Schneider, Head de Educação do Linkedin. Na sua apresentação, a executiva fala sobre o profissional do futuro e as habilidades que precisará desenvolver para se manter ativo e relevante: resolução de problemas complexos; pensamento crítico; criatividade; liderança e gestão de pessoas; trabalho em equipe; inteligência emocional; julgamento e tomada de decisão; orientação a serviços; negociação e flexibilidade cognitiva.
As habilidades técnicas durarão muito pouco tempo. Vai ser fundamental saber aprender – de forma contínua, por toda a vida; saber como pensar e não mais o que pensar. Vamos todos nos preparar para o futuro?
Por Valquíria Pinto | COO Confitec.