Há cinco anos, iniciamos o desenvolvimento de um sistema inovador para fazer gestão dos processos jurídicos das seguradoras, o PROJUR. Além de ser uma completa plataforma operacional, onde as seguradoras, seus advogados e os escritórios prestadores de serviço acompanham e gerenciam todo o processo de tramitação das pastas judiciais, o PROJUR também fornece todas as informações contábeis e operacionais necessárias para o atendimento à SUSEP.
Desde o seu lançamento em 2018, temos investido continuamente em melhorias, novas funcionalidades e no amadurecimento do sistema como um todo. Mas o ponto que sempre destacamos no sistema é a gestão precisa das provisões de PSLj e Contingências Cíveis das seguradoras. Antes do PROJUR, os controles das provisões jurídicas eram feitos por planilhas ou sistemas de sinistro e recursos manuais, e era comum haver grandes diferenças entre os valores provisionados e os reais. Com a implantação do Projur, essa diferença é eliminada ou levada a um valor muito próximo a zero.
Com isso, as companhias passam a ter muito mais confiança nas informações das suas provisões judiciais. Ao mesmo tempo, se tornam mais seguras no atendimento das demandas legais, de auditoria e fiscalização da SUSEP.
Nos últimos meses, o Projur passou por uma fase de amadurecimento e aperfeiçoamento. Foram muitas melhorias, que geraram um ganho significativo em termos de performance, estabilidade e funcionalidades.
Ampliamos a base de clientes e usuários do sistema e desenvolvemos projetos de customização dentro de cada empresa, para garantir que o PROJUR tivesse total aderência com as especificidades de cada operação.
Essa flexibilidade e a capacidade de adaptação das soluções têm sido inclusive pontos fortes destacados pelos clientes da Confitec. Não vendemos produtos de prateleira prontos, imutáveis! Gostamos de problemas e, mais ainda, de chegar às soluções.
Em um desses projetos de adaptação e implementação, adotamos pela primeira vez metodologias ágeis do início ao fim. O resultado superou as expectativas, com os projetos de customização sendo entregues no prazo, e dentro do custo estimado.
E não vamos parar por aí, temos muitas novidades a caminho! Já estamos desenvolvendo novos módulos para agregar cada vez mais valor ao negócio dos nossos clientes e à sua operação.
Um desses módulos será a coleta automática de novos processos e suas movimentações processuais junto aos tribunais, cuja expectativa de lançamento é ainda este ano. Com este módulo, as seguradoras terão um ganho enorme de velocidade e de segurança na obtenção das informações, que hoje é feita manualmente, num processo demorado e custoso. Além de aumentar a eficiência operacional e reduzir custos, esse módulo aumentará a confiabilidade do trabalho, reduzindo o índice de revelia das Seguradoras e antecipando prazos para coleta de subsídios.
Queremos que essas novidades impactem de forma muito positiva o dia a dia das seguradoras, e em especial, suas áreas jurídicas. E é para isso que vamos continuar trabalhando forte, trazendo continuamente melhorias ao sistema PROJUR.