Aguarde, carregando...

Menu
03
junho

Open Insurance: segurança, agilidade, precisão e conveniência.

Open Insurance: segurança, agilidade, precisão e conveniência.

“O Open Insurance é um sistema que permite o compartilhamento padronizado de dados e serviços por meio de abertura e integração de sistemas no âmbito dos mercados de seguros, previdência complementar aberta e capitalização.”

Assim, a SUSEP define Open Insurance – ou Sistema de Seguros Aberto, que permite o compartilhamento das informações dos consumidores “de forma segura, ágil, precisa e conveniente”.

Com o Open Insurance, o consumidor passa a ter um acesso mais amplo aos serviços e produtos disponíveis no mercado e as empresas, a possibilidade de criar novos produtos e ofertas alinhadas aos interesses dos seus públicos, a partir das informações que estarão acessíveis a todos.

O Open Insurance é parte de um movimento global de inovação aberta e compartilhamento de dados que tem o Brasil em uma posição de protagonismo. O mercado acredita que ajustes serão necessários ao longo do caminho, mas as expectativas são positivas com relação aos resultados nos médio e longo prazos.

O Brasil é reconhecido como um dos países com maior potencial de crescimento do setor de seguros e o uso crescente de tecnologia e informação tende a acelerar este crescimento.

 

Compartilhamento de informações de forma segura, ágil, precisa e conveniente.

Na Confitec, sempre tivemos como foco lidar com as informações das companhias seguradoras e resseguradoras com segurança, agilidade, precisão e conveniência, exatamente como a SUSEP entende que as informações dos consumidores no Open Insurance devem ser tratadas.

Open Data, Compartilhamento de Dados e Efetivação de Serviços: as fases de implementação

A primeira fase da implementação do Open Insurance – Open Data – começou em dezembro de 2021, com o compartilhamento de dados públicos sobre canais de atendimento e produtos oferecidos pelas companhias.

 

A partir de setembro, será a vez do Compartilhamento de Dados Pessoais: Cadastro de clientes e participantes; Movimentações dos clientes relacionados a produtos; e Registros de dispositivos eletrônicos

Por fim, em dezembro será a vez da fase Efetivação de Serviços, que seguirá até junho de 2023.

 

Por Carlos Radicchi, Diretor Comercial da Confitec