O que é SaaS?
SaaS é a sigla para Software as a Service — ou, traduzindo, Software como Serviço. Nesse modelo de contratação do serviço, o sistema não é vendido como uma aquisição de licença com custo único (normalmente elevado), mas sim como uma assinatura mensal ou anual (com um custo suavizado ao longo do tempo).
Assim que a aquisição é feita, o software pode ser usado de qualquer lugar, a qualquer momento, por meio de qualquer equipamento, desde que se tenha acesso à internet. Não é necessária a instalação de um programa nos equipamentos da Seguradora – as aplicações são usadas pela internet.
Uma solução SaaS atende aos mais variados objetivos, desde uma simples utilização como um e-mail pessoal até a possibilidade de gerir as operações de uma empresa, como os sistemas ERP (que permite a gestão integrada), CRM (voltado para a gestão dos clientes).
Entre os principais exemplos de SaaS disponíveis e mais populares, podemos citar: Google Drive, Salesforce, Google Analytics, Zendesk.
Vantagens do SaaS
Redução de custos: como, no SaaS, o contratante não precisa adquirir licenças, pagando somente por uma assinatura mensal ou pelos serviços que realmente usa, o custo de investir em tecnologia se torna menor. Além disso, os valores pagos são previsíveis, o que ajuda a melhorar o planejamento financeiro no médio e longo prazos também.
Redução da complexidade da infraestrutura interna: o sistema fica hospedado na nuvem, e isso permite que a necessidade de infraestrutura seja reduzida consideravelmente. Em outras palavras, essa tecnologia dispensa o investimento em servidores, manutenção, equipe direcionada de TI entre outros recursos que seriam necessários para garantir o bom funcionamento das ferramentas. Assim, é possível economizar em espaço e em dinheiro, enquanto a preocupação relacionada a atualizações, backups, hardwares e outros pontos passa para o fornecedor do serviço.
Foco no core business: quando você contrata o SaaS, deixa de se preocupar com as atividades relacionadas à infraestrutura, e pode direcionar sua atenção e investimentos para a atividade-fim da empresa, aumentando as chances de os resultados serem mais satisfatórios.
Acesso remoto: como o sistema fica hospedado na nuvem, ele pode ser acessado a qualquer momento, de qualquer lugar. Isso é especialmente importante nos casos em que se lida com equipes externas e com profissionais que trabalham viajando. Assim, tendo acesso a um computador e à internet, a empresa ganha em mobilidade e proporciona maior praticidade e agilidade na execução das tarefas.
Facilidade de upgrade: as atualizações e melhorias são de responsabilidade da empresa fornecedora e a principal vantagem disso é que não é necessário fazer download de nenhum aplicativo — ou mesmo uma nova instalação. Os upgrades são feitos na nuvem, sem prejuízos para as operações.
Como escolher a melhor solução?
A Confitec conta com produtos para o mercado de seguros na modalidade de SaaS que podem ajudar as empresas a obterem as vantagens competitivas listadas acima:
- GEPRO: solução completa e modular para a integração dos dados das seguradoras, compatível com os principais normativos SUSEP. Através de uma interface com o sistema de seguros da sua empresa, o GEPRO está capacitado a calcular as provisões técnicas bem como o preenchimento automático do FIP.MDB, dando maior confiabilidade na gestão dos cálculos das provisões e produzindo maior agilidade na análise dos resultados.
- iRisk: ferramenta de suporte aos processos de inspeção presencial, análise de risco e combate a fraudes. Pode ser acessada pela plataforma Web ou por dispositivos móveis – smartphones e tablets -, presencial ou remotamente (permitindo inspeções por streaming).
- PROJUR: software de operação e gestão do processo de trabalho da área jurídica de uma companhia seguradora e gestão das suas provisões e pagamentos, de acordo com o previsto nas normas contábeis, com captura automática de processos nos tribunais, atendendo tanto o contencioso quanto o consultivo das seguradoras.
- Girus: solução desenvolvida para administrar o relacionamento entre seguradoras e resseguradoras, gerenciando todas as fases do processo, tais como: definição das regras, cálculo da cessão de prêmio, cálculo da recuperação de sinistro, acerto de contas e contabilização.
Por Ricardo Stamato, Diretor de Inovação