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27
junho

CONFITEC agregando valor nas operações de seguro.

CONFITEC agregando valor nas operações de seguro.

A Confitec nasceu em 2003 com o firme propósito de desenvolver soluções tecnológicas inovadoras específicas para o mercado de seguros, com o objetivo de tornar as operações das companhias cada vez mais controladas, confiáveis, eficientes e seguras.  

À medida que nos aprofundamos no entendimento dos negócios e das operações dos nossos clientes, criamos produtos que amadureceram ao longo do tempo e são hoje reconhecidos como referências de solidez e confiabilidade.  

Listei algumas das principais questões e pontos de atenção que as nossas soluções endereçam, com o intuito de minimizar inconsistências e riscos:  

GEPRO 

O GEPRO é uma solução compatível com os principais normativos SUSEP, que faz a integração dos dados da seguradora e cálculo de provisões técnicas.  

Pontos que costumam gerar distorções no cálculo da PPNG ou no fluxo do sinistro, levando a questionamentos por parte da SUSEP, e que são evitados pelo GEPRO:  

 Data de vigência – diferença entre Risco Original e Risco Derivado (além de afetar o cálculo, pode levar a falhas na geração do QE378).   

  • Data de Aviso/Ocorrência de sinistro – sofre alteração durante o período de regulação, gerando erro no fluxo do sinistro.  
  • Endosso de cancelamento sem indicação do documento que está sendo cancelado. 
  • Emissão do resseguro após cancelamento da apólice, gerando consequência para os ativos redutores. 

 

Novas questões e soluções trazidas pelo GEPRO:  

Lavagem de dinheiro – Comunicação COAF – Circular SUSEP 622/21. Com essa funcionalidade, o GEPRO traz mais uma tranquilidade, permitindo que se faça de forma célere a comunicação com o COAF. 

  • BDPO – um módulo para o registro das perdas operacionais, com integração nativa para os registros da PSLj, permitindo uma gestão eficiente de todas as perdas operacionais envolvendo todos os departamentos da seguradora. 
  • SRO – a mais recente funcionalidade incorporada ao GEPRO, proporcionando maior controle e aderência aos normativos legais, com comunicação direta com as principais registradoras já credenciadas pela SUSEP. 

 

GIRUS: solução que estreita e organiza o relacionamento entre a Seguradora e a Resseguradora.  

 Principais demandas e soluções:  

  • Automatizar o cálculo do resseguro, a partir do cadastro dos contratos, garantindo maior agilidade e maior credibilidade nos cálculos. 
  • Ampliar as combinações entre os planos de resseguro 
  • Gerar borderô de uma maneira facilitada  
  • Controlar o total do “pendente” 
  • Controlar o consumo do PMD 
  • Controlar o uso de Cash Call 

 

iRisk: ferramenta que proporciona maior agilidade e credibilidade em suas rotinas de inspeção de risco e de regulação de sinistro, reduzindo de forma expressiva a possibilidade de fraudes e os custos operacionais.  

O iRisk vem sendo aprimorado ao longo do tempo, com a criação de novas funcionalidade para atender a demandas das seguradoras:   

  • Mais flexibilidade na criação dos laudos 
  • Integração com o sistema de operações, fazendo uso das APIs nativas 
  • Controle da gestão financeira dos serviços 
  • Monitoramento completo das atividades  
  • Possibilidade de trabalho offline  
  • Inspeção remota por videoconferência, sem a necessidade de deslocamento até o local 
  • Auto inspeção feita pelo próprio cliente/segurado 

 PROJUR: plataforma para a área jurídica das seguradoras – tanto no contencioso, quanto no consultivo – que faz a gestão de provisões e pagamentos e captura automática de processos nos tribunais.   

Principais pontos destacados pelos clientes:  

  • A integração entre a área jurídica e o sistema de sinistro da seguradora, dando maior transparência e agilidade às demandas de auditorias e de fiscalização da SUSEP. 
  • O fato de a solução receber toda e qualquer citação judicial da seguradora e acompanhar o processo de forma automática até a sua conclusão. 
  • Maior confiabilidade na gestão das provisões e contingências e no atendimento das demandas legais, de auditoria e fiscalização da SUSEP 
  • Redução do tempo de tramitação sistêmica (interno) dos processos judiciais e corporativos 
  • A possibilidade de fazer consultas sobre sinistros, contratos, leis e documentos, entre outros.  
  • Gerenciamento de prazos, com alertas de atividades com prazos a vencer / vencidos 
  • Cálculo de honorários