Aguarde, carregando...

Menu
06
setembro

Calma, é só trabalho!

Calma, é só trabalho!

Quando a ansiedade provocada pelas tarefas profissionais começa a avançar sobre a vida pessoal e o nosso bem-estar, é hora de virar a chave e pensar que amanhã vai ser outro dia e que aquilo que parece insolúvel hoje, pode ter uma resposta amanhã.

Parar diante da pedra em vez de contorná-la não ajuda em nada. Nem sempre é fácil, mas dar às situações adversas o devido tamanho e importância ajuda – e muito – a enfrentá-las e superá-las. Lembre-se de que é só trabalho. Na manhã seguinte, o sol vai continuar nascendo, independentemente do que façamos. Ele brilha para todo mundo e você não será a exceção.

Quando viajo, percebo isso nitidamente. Independentemente do país e da cultura, todos vivem depois do expediente. Assim como aqui no Brasil, vão a bares, restaurantes, passeiam pelas ruas, fazem compras, enfim, se divertem… Há vida fora do ambiente de trabalho! 

Por experiência própria, sei que, muitas vezes, superdimensionamos situações que não são assim tão desafiadoras, muito menos insuperáveis. Nós, profissionais de TI, vamos nos deparar frequentemente com problemas que parecem não ter saída. A sensação é de que estamos naufragando. 

Gastamos muita energia desnecessariamente. Nossa profissão é importante, sim! Mas precisamos cuidar também das nossas relações familiares, espiritualidade, amigos,  perspectivas de vida e sonhos. 

Podemos não enxergar uma saída em determinado momento, mas ela existe. “Todas as coisas contribuem em conjunto para o bem daquele que crê”, diz uma passagem da Bíblia. E acredito que seja exatamente isso. Não devemos agigantar situações que são passageiras, dar um peso exagerado a ponto de deixar que elas se sobreponham a todas as outras dimensões da nossa vida.

Podemos ser inseguros, ter dúvidas e errar. Isso faz parte do aprendizado. O medo da crítica e da punição paralisa, ainda mais num mundo corporativo tão competitivo quanto o de hoje.

Cabe a nós, líderes, ajudar a abrir a tampa dessa panela de pressão. Mostrar às nossas equipes que é fundamental sair do problema, relaxar para esvaziar a mente e repensar a situação. Nada vale a nossa saúde e equilíbrio.

Para mim, tocar guitarra é uma terapia, meu canal de escape para contornar situações de tensão do dia a dia. Como cristão, tenho uma relação muito forte com a meditação em cima dos ensinamentos de Cristo. Isso me ajuda a olhar o futuro sob uma ótica otimista e renovadora. Citando mais uma vez o Novo Testamento: “Não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal”.

E você, o que costuma fazer para desligar do estresse do trabalho e se reconectar à sua própria vida?