Os grandes desafios na área de TI são frequentes. Eu diria mesmo, diários. A cada jornada, a cada projeto, soluções para problemas simples ou complexos mobilizam as equipes, numa espécie de jogo, com infinitas possibilidades, fases e caminhos.
Independentemente da situação, não dá para desistir de uma tarefa até que ela chegue ao fim. O placar sempre pode mudar! Pegando emprestada uma máxima do esporte: o jogo só acaba quando termina.
Mais do que em outros esportes, o tênis ensina bem que uma virada é sempre possível. Enquanto o match point não crava o resultado, há esperança e espaço para luta. Que o diga o guerreiro Rafael Nadal!
O importante é ampliar o olhar, deixar de fixar um único ponto, quando há outros tantos ângulos e detalhes a desvendar e possibilidades para testar.
Cada desafio cria um novo jogo! Ao longo de 29 anos de profissão, por mais que eu tenha acumulado conhecimento e experiência, o aprendizado se mantém permanente. A sensação, muitas vezes, é de começar do zero a cada desafio. Estar aberto às mudanças é, para mim, a forma mais inteligente e saudável para enxergar oportunidades, criar alternativas e somar conquistas.
Só conquistas? Não! Os erros e as derrotas também fazem parte do nosso desenvolvimento. Tudo depende da expectativa que depositamos no trabalho e da forma com que encaramos o processo e a evolução. Pensar que “ainda não deu” ou “não foi desta vez” é bem mais produtivo do que, simplesmente, amargar um “nunca vamos conseguir”.
Creio que podemos sempre perseguir o impossível, mas sem perder a conexão com a realidade. O possível constrói pontes e atalhos para aquilo que inicialmente poderia parecer inalcançável. O importante é acreditar e seguir em frente. Não obrigatoriamente em uma linha reta, mas sempre tentando ir em frente.
Em TI, precisamos de criatividade para buscar soluções. Nossa rotina nos leva ora a evitar problemas, ora a resolvê-los de uma forma inovadora. Foco, perseverança, confiança e observação são ferramentas essenciais para atingirmos nossos propósitos. Tudo para desenvolver potenciais e insights e aprender a agir diante das incertezas. E, terminado o jogo, partir para novos desafios e possibilidades. Cada vez mais fortes, cada vez mais preparados!