Presencial ou remoto? Essa discussão parece já ter sido superada e a respsta em boa parte das empresas é quase óbvia: nem um, nem o outro – híbrido!
Não sou Simon Sinek, mas gosto de tentar entender o porquê de tudo. Por que devemos estar um dia por semana (dois, três ou cinco) no escritório? Qual é o propósito por trás disso?
Essa não é uma divagação solta, muito comum nessa época do ano. É a reprodução das conversas que nós tivemos na equipe de RH da Confitec para decidir que regime deveríamos adotar, assim que a pandemia permitisse. O que prevaleceu foi nos encontrarmos uma vez por semana no escritório.
Nesse dia, todos levam alguma contribuição para o café da manhã – e para já começarmos o dia bem! Pela manhã ou à tarde (dependendo das agendas), todos temos liberdade para fazer o que quisermos – ou precisarmos. Em outras palavras, cada um vai cuidar das suas próprias tarefas e demandas.
Se numa parte do dia, o nosso “jogo” é individual, na outra, é coletivo. É um tempo em que paramos tudo para ouvir uns aos outros e ver de que forma o grupo pode contribuir para a solução de alguma questão ou para a criação de algo novo O resultado é um misto de solução, união, aprendizado e inovação.
O trabalho remoto trouxe ganhos inquestionáveis para a nossa qualidade de vida. Não tenho dúvida alguma quanto a isso! A questão é, como tudo na vida, encontrarmos o equilíbrio entre o que existe de bom em cada modelo. O melhor é quando nós conseguimos construir esse ponto de equilíbrio de uma forma coletiva, divertida e produtiva.