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Gestão de Provisões e Registros Oficiais

Gestão de Provisões e Registros Oficiais

Solução para integração dos dados de sua seguradora, compatível com os principais normativos SUSEP.

Aderente a Circular SUSEP 522/15, gerando e consistindo nos ROs, dando maior robustez aos dados enviados para o órgão regulador. Através de uma interface com o sistema de seguros da sua empresa, o GEPRO está capacitado a calcular as provisões técnicas bem como o preenchimento automático do FIP.MDB.

Trata-se de um produto modularizado, o qual pode ser montado de acordo com as necessidades de cada cliente. O GEPRO pode ser visto como uma base única para extração das saídas SUSEP, dando maior confiabilidade na gestão dos cálculos das provisões e produzindo maior agilidade na análise dos resultados.

O GEPRO está em conformidade com o normativo do SRO, integrado com as principais registradoras certificadas pela SUSEP, proporcionado ganho de escala nas rotinas operacionais bem como maior tranquilidade com as questões regulatórias e oferecendo maior flexibilidade à Seguradora na escolha da sua registradora, permitindo que opere com mais uma registradora, conforme os ramos operacionais.

O módulo OPIN do GEPRO, oferece maior mobilidade para produzir os dados operacionais que compõem os requisitos mínimos para atender o Open Insurance, fazendo uso da mesma base dados do SRO. Através das APIs de comunicação do módulo GEPRO-OPIN, será realizado a comunicação com o Gateway definido pela Seguradora.

GEPRO é a solução perfeita para a integração dos dados de sua seguradora, compatível com os principais normativos SUSEP.

 

 

BENEFÍCIOS

  • Apresenta as diferenças entre os quadros estatísticos e o FIP antes do envio para a SUSEP;
  • Melhoria na gestão do processo de fechamento contábil, realizando as validações entre os setores Operacional e Contábil;
  • Total consistência entre as informações enviadas para a SUSEP;
  • Centralização das rotinas de cálculo das provisões técnicas;
  • Redução no prazo de análise, além de segurança das informações;
  • Elementos de análise, através de relatórios gerenciais;
  • Mapeamento de problemas nas rotinas operacionais;
  • Riscos minimizados junto ao órgão fiscalizador e adequação às normas da SUSEP;
  • Validação dos quadros estatísticos através dos fluxos de movimentação antes do envio para a SUSEP;
  • Validação da PPNG a partir dos quadros de prêmio para validação do critério estabelecido pela SUSEP.
  • Ficar Compliance com a SUSEP, minimizando o risco de multas administrativas

 

RECURSOS

  • Gerar informações oficiais para a SUSEP;
  • Validar Movimento Operacional versus o contábil;
  • Gerar Registros Oficiais da Companhia, aderente a Circular 522/15;
  • Ambiente multiempresa;
  • Base de dados estática;
  • PPNG conforme critério utilizado pela SUSEP;
  • Cálculo da PSL administrativa e judicial;
  • Cálculo das provisões de PCLD e direito creditório;
  • Geração dos quadros estatísticos, observado as regras do manual FIP;
  • Cálculo dos Ativos Redutores, aderente a Circular SUSEP 517/15

 

FASES PARA EXECUÇÃO

FASE 1 – CARGA

1.Extração do sistema operacional, em arquivos TXT ou através de rotinas de Banco de Dados, das seguintes informações:

a.Movimento de emissões, cancelamentos, restituições e cobranças;
b.Movimentação dos sinistros (avisos, ajustes e pagamentos).

2.Extração da movimentação e saldo das contas contábeis;

3.Possibilidade de lançamentos complementares, através de layouts pré-formatados.

4.Extração saldo operacional, calculado pela própria seguradora (opcionalmente):

a. Saldo do Prêmio Pendente;
b. Saldo da reserva de sinistro (PSLadm e PSLjud).

 

FASE 2 – CALCULOS DAS PROVISÕES TECNICAS

a. PPNG;
b. PSLjud e PSLadm;
c. PCLD e Direito Creditório;
d. Gerar Distribuição Regional.

 

FASE 3 – ROTINAS DE VALIDAÇÃO

1.Executar as rotinas de validações:

a. Contábil x Movimento Operacional;
b. Saldo do Prêmio Pendente (informado x calculado);
c. PSL informada x PSL calculada;
d. Geração dos QEs.

2.Interface Contábil – Contabilizar as reservas e encaminhar para o sistema contábil

 

FASE 4 – FIP SUSEP

1.Parametrização dos Quadros FIP;

2.Parametrização da validação dos quadros FIP;

3.Geração dos Quadros FIP;

4.Relatório dos Quadros FIP;

5.Validação dos Quadros FIP;

6.Preenchimento do FIP.MDB

 

FASE 5 – ANÁLISES E VALIDAÇÕES

1.Regras de inconsistência (qualidade dos dados)

2.Saldo do Pendente de Prêmio (Calculado x Informado)

3.Saldo da Reserva de Sinistro – PSL (Calculado x Informado)

4.Movimentação do Prêmio (Operacional x Contábil)

5.Movimentação do Sinistro (Operacional x Contábil)

6.Comparativo QE x FIP

 

FASE 6 – COMUNICAÇÃO SUSEP