Você já percebeu como alguns profissionais altamente qualificados, ao assumirem um cargo de liderança, acabam dedicando mais atenção ao trabalho técnico e menos à gestão de pessoas? Isso é algo natural, afinal, a liderança traz desafios novos e nem sempre temos um guia claro de como navegar por eles.
A gestão de pessoas pode ser desafiadora e exige adaptação, mas não precisa ser um processo solitário. Se queremos equipes engajadas e motivadas, precisamos dar aos gestores ferramentas e apoio para que se desenvolvam continuamente. Esse é um desafio constante de aprendizagem e evolução, e estamos construindo esse caminho juntos.
Durante muito tempo, eu não me preocupava em dar nomes para as iniciativas que criava. A primeira ação que batizei na Confitec foi um sistema interno de avaliação de desempenho, o SIAD – um acrônimo simples para Sistema de Avaliação de Desempenho. Desde então, evoluímos bastante e hoje temos uma plataforma profissional e reconhecida no mercado para essa finalidade.
Mas e a liderança? Como podemos ajudar nossos líderes a equilibrarem a gestão de pessoas ao trabalho técnico do dia a dia?
Foi com essa preocupação que, em uma das nossas reuniões no time de RH, chegamos a uma ideia simples e poderosa: os líderes já estão aqui, mas poderiam se beneficiar se oferecêssemos algum tipo de direcionamento em gestão de pessoas. Um GPS! (Sem acrônimo dessa vez, só GPS mesmo! rs)
O GPS da Confitec vai além de um acompanhamento pontual. Ele foi pensado para dar aos líderes mais clareza, propósito e consistência na forma como conduzem suas equipes.
- Acompanhamento próximo: oferecemos suporte contínuo para que os gestores saibam onde estão e para onde querem levar seus times.
- Feedbacks estruturados e contínuos: incentivamos que os líderes registrem pelo menos um feedback trimestral para cada membro da equipe, tornando o diálogo sobre desempenho algo natural e constante.
- Desenvolvimento das equipes: além da comunicação, fortalecemos a cultura de aprendizado, preparando nossos gestores para se tornarem Embaixadores da Cultura Confitec e multiplicadores de boas práticas.
Resultados até aqui
Desde o lançamento, já percebemos impactos positivos:
- Mais feedbacks: passamos de 202 feedbacks registrados em 2023 para 442 em 2024 (+120%).
- Mais encontros entre líderes e liderados: o número de reuniões 1:1 realizadas subiu de 146 em 2023 para 335 em 2024 (+130%).
- Impacto na cultura organizacional: estamos construindo um ambiente mais aberto para trocas e desenvolvimento, alinhando a liderança à nossa visão estratégica.
- Melhoria contínua: a frequência e a qualidade das interações estão fortalecendo tanto os gestores quanto suas equipes.
Começamos com 50% das lideranças da Confitec, mas queremos ir além. O GPS é um projeto vivo, que está em constante aprimoramento, sempre evoluindo para atender melhor nossos times. Seguimos ajustando, aprendendo e expandindo essa iniciativa, fortalecendo a liderança no dia a dia.