Quando foi anunciado que todas as equipes precisariam passar a trabalhar 100% em home office por conta do isolamento social imposto pela pandemia de Coronavírus, confesso que eu fiquei preocupado. Imagino que eu e todos que se importam com a qualidade de entrega do seu trabalho.
Tinha total confiança na maturidade da equipe e na sua capacidade de trabalho. Mas o cenário era novo para todos nós. Será que todos vão se adaptar? Como ficará a nossa comunicação? Como serão as rotinas de trabalho em casa com as famílias juntas e confinadas?
O que aconteceu? Continuamos entregando da mesma forma! Conseguimos manter inalteradas nossas entregas e em menos de uma semana já estávamos totalmente adaptados ao novo modelo de trabalho e de suporte à equipe.
Na nossa reunião diária, que segue o modelo de daily meeting dos métodos ágeis de gestão, nos falamos pontualmente às 10h da manhã. No fechamento do dia anterior de trabalho, todos o andamento das suas atividades. Logo cedo, pela manhã, leio todos para que na reunião possamos debater o que mais precisa ser feito e onde devemos concentrar nossos esforços. Aproveitamos também os encontros para que cada um fale como está sendo o seu dia a dia, sua adaptação, questões domésticas/familiares e de infraestrutura… A equipe está mais unida do que nunca!
O isolamento acabou nos levando a uma experiência forçada que, na minha opinião, vai mudar para sempre a forma como as pessoas lidam com o trabalho. O que vimos é que é fundamental haver entregáveis claramente definidos e uma cultura de autonomia e responsabilidade por parte de todos.
Parabéns à nossa equipe e a todos que estão conseguindo se adaptar a este novo momento. Certamente, sairemos disso tudo mais fortes, mais ágeis e mais unidos!