Aguarde, carregando...

Menu
26
agosto

Open Insurance e o desafio da abertura dos dados dos segurados

Open Insurance e o desafio da abertura dos dados dos segurados

Em setembro, está previsto o início da segunda fase do Open Insurance, com o compartilhamento dos dados pessoais dos segurados e os dados dos seguros Patrimoniais Residenciais – na primeira fase, foram abertos apenas os dados públicos de canais de atendimento e produtos comercializados. 

 

Será que as seguradoras estão preparadas para esta nova fase? Se depender de nós, a resposta é sim! Como já temos todos os dados no GEPRO e mecanismos para integração automática com o SRO (Sistema de Registro de Operações), foram necessários alguns ajustes no processo e criação de novas rotinas (APIs) para viabilizar a conexão do GEPRO com o Open Insurance.

 

É sempre importante destacar o trabalho da equipe responsável pelo GEPRO que, desde 2011, vem desenvolvendo novos módulos e funcionalidades para garantir que seja uma solução completa e se mantenha sempre atualizada com os movimentos do mercado e novos atos normativos da SUSEP. 

 

Hoje, o GEPRO é um sistema completo, que não só constitui e analisa os dados recebidos dos sistemas das seguradoras para disponibilizá-los à SUSEP, como também calcula provisões técnicas e se comunica de forma automática com as registradoras (SRO) e com sistemas como o PROJUR, que faz o tratamento das ações judiciais da seguradora, em especial o tratamento da PSLj (Provisões de Sinistros a Liquidar – Jurídico), e o GIRUS, de gestão integrada com as resseguradoras. E, agora, com esta nova integração que está sendo desenvolvida, o GEPRO passará a disponibilizar os dados também para o Open Insurance.