Aguarde, carregando...

Menu
08
março

Mulheres na Tecnologia: Desafios e Conquistas em Busca da Equidade

Mulheres na Tecnologia: Desafios e Conquistas em Busca da Equidade

Hoje é o dia 8 de março, o Dia Internacional da Mulher. Uma data que celebra as conquistas das mulheres ao longo da história, mas que também nos lembra dos desafios que ainda precisam ser superados para garantir a igualdade de gênero em todos os aspectos da sociedade.

Um desses aspectos é a presença das mulheres na área de tecnologia, um setor que vem crescendo cada vez mais e que tem um papel fundamental na transformação do mundo, mas que segue impondo muitas barreiras para que as mulheres possam ingressar, permanecer e se desenvolver.

Segundo dados da ONU Mulheres, as mulheres representam apenas 28% dos profissionais de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM) no mundo. No Brasil, esse número é ainda menor: apenas 20%.

Essa baixa representatividade das mulheres na tecnologia tem diversas causas, como a falta de incentivo desde a infância, o preconceito e a discriminação no ambiente acadêmico e profissional, a dificuldade de conciliar a carreira com as responsabilidades domésticas e familiares, a falta de referências e modelos femininos, entre outras.

Essa situação não é apenas injusta, mas também prejudicial para a própria tecnologia, que perde a diversidade de perspectivas, ideias, talentos e inovações que as mulheres podem oferecer. Além disso, a exclusão das mulheres da tecnologia também implica na exclusão das suas necessidades, demandas e interesses das soluções tecnológicas que são criadas.

Por isso, é fundamental que as mulheres ocupem cada vez mais espaços na tecnologia, não apenas como usuárias, mas como criadoras, líderes, empreendedoras, pesquisadoras, educadoras e influenciadoras. Para isso, é preciso que haja mais políticas públicas, iniciativas privadas, movimentos sociais e ações individuais que promovam a inclusão, a capacitação, o empoderamento e o reconhecimento das mulheres na tecnologia.

Felizmente, existem muitos exemplos de mulheres que estão fazendo a diferença nessa área, seja no Brasil ou no mundo. Mulheres que estão criando produtos, serviços, plataformas, aplicativos, jogos, robôs, inteligências artificiais; liderando equipes, empresas, projetos, comunidades; ensinando, aprendendo, inspirando e transformando.

Neste Dia da Mulher, queremos homenagear e celebrar essas mulheres incríveis, que estão mostrando que a tecnologia também é um lugar de mulher, e que estão contribuindo para um mundo mais justo, inclusivo e inovador.

E você, conhece alguma mulher que está fazendo a diferença na tecnologia?