Aguarde, carregando...

Menu
08
novembro

Novembro Azul está aí! E você?

Novembro Azul está aí! E você?

Há exatos quatro anos – novembro de 2019 -, foi diagnosticado o primeiro caso de Covid-19. Era o início de uma das piores crises sanitárias da história da Humanidade. Acredito que tudo que acontece – do mais positivo ao mais negativo – deve vir acompanhado de aprendizados. Saímos da pandemia mais conscientes em relação à importância da proteção, da prevenção, de um olhar mais cuidadoso em relação à saúde física e mental. 

Resolvi resgatar essa memória recente para chamar a atenção para áreas nas quais ainda precisamos avançar. Hoje, começa o Novembro Azul, a campanha anual de conscientização sobre a importância da prevenção do câncer de próstata, segundo câncer que mais atinge os brasileiros, atrás apenas do câncer de pele. 

Segundo dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), 29% da população masculina já foi diagnosticada com a doença. O exame preventivo é fundamental! De acordo com especialistas, diagnosticado precocemente, o câncer de próstata tem mais de 90% de chance de cura. 

O sucesso da campanha Outubro Rosa é para mim uma referência: há 10 anos, praticamente um terço das mulheres na população-alvo (acima de 50 anos de idade) nunca tinha feito exame preventivo para detectar o câncer de mama. Este número vem caindo e hoje está abaixo de 25%. 

Fiz esse trabalho de pesquisa para trazer dados concretos e objetivos, na tentativa de sensibilizar cada Confitecker a cuidar da própria saúde e influenciar pessoas da sua família a fazer o mesmo. 

Saúde a todos! Se cuidem!