Aguarde, carregando...

Menu
26
dezembro

Reconhecimento de imagem: aqui vamos nós!

Reconhecimento de imagem: aqui vamos nós!

Uma das aplicações mais promissoras da Inteligência Artificial hoje é o reconhecimento de imagens. O desafio é ensinar as máquinas a interpretar e compreender o conteúdo visual de fotos, vídeos e desenhos. 

O reconhecimento de imagens tem diversas aplicações práticas e potenciais no setor de seguros. Hoje, na Confitec, estamos criando um módulo no iRisk para treinar a IA a identificar doenças nas plantações, com fotos de plantas saudáveis e outras com diferentes tipos de problemas, como pragas, fungos, bactérias e vírus, entre outras. Essas fotos são rotuladas com cada doença e servem para que o sistema aprenda a diferenciar as condições normais das anormais. 

Quando o inspetor ou perito vai até a plantação fazer um laudo de vistoria, o iRisk será capaz de analisar e sinalizar de forma automática se alguma das doenças catalogadas tiver sido detectada na plantação que se deseja proteger por meio de um seguro rural. 

Esse mesmo mecanismo está sendo estudado pela nossa equipe para o reconhecimento de modelos de bicicleta. Com imagens de diferentes modelos de bicicleta catalogadas, o sistema poderá detectar o modelo e a marca de uma foto enviada por um cliente e, a partir dela, estimar o valor da bicicleta e elaborar a proposta de seguro. A ideia é fornecer este serviço para seguradoras e corretoras, para que o seguro de bicicletas possa ser feito pelo autoatendimento.   

É uma tecnologia revolucionária, que nós estamos estudando ainda, mas que, já nos primeiros testes, demonstrou todo seu potencial – e, também, que nós estamos no caminho certo!