Aguarde, carregando...

Menu
18
outubro

Desafios em equipe

Desafios em equipe

Em 2007, eu ainda não conhecia a Confitec. Tinha passado para o Cederj, um convênio de faculdades públicas de ensino a distância, mas, por questões burocráticas, tive que sair do estágio que tinha na época. Para não ficar totalmente parado, me virava dando aulas de informática.

Minha mãe, que também é da área de TI, enxergava um cenário melhor para mim na área de desenvolvimento. Por conta própria, disparou o meu currículo para uma série de empresas. Entre elas, estava a Confitec, que acabou me chamando para uma entrevista. A vaga não passava perto do meu perfil, mas, mesmo assim, senti que deixei uma boa impressão. Eu estava no segundo período do curso de Sistema de Informação e tinha apenas 18 anos.

Dois dias depois, a Confitec me liga novamente, dessa vez para falar de uma oportunidade como trainee em que eu me encaixava. Isso foi há 14 anos!

Lembro que, quando tinha apenas 19 anos, fui convocado para uma reunião em São Paulo com um grande cliente. Eu parecia um menino diante de todas aquelas pessoas experientes, mas, apesar da estranheza inicial, tive toda a liberdade para falar e expor meus pontos de vista. A Confitec acreditou em mim!

De lá para cá, passei por diversos cargos: comecei no fechamento contábil, área onde aprendi muito; trabalhei ainda como analista júnior, pleno, sênior, coordenador e, desde 2019, sou gerente de sistemas no GEPRO. 

Logo após assumir a função que ocupo hoje, veio a pandemia. O desafio de começar a exercer uma nova atribuição coincidiu com a mudança do trabalho de presencial para remoto. Foram dois grandes desafios ao mesmo tempo, duas imensas aprendizagens.

E, apesar do susto, acabou dando tudo certo. Nos últimos três anos, o volume de projetos praticamente triplicou, assim como o tamanho da minha equipe, que passou de dez profissionais para 27. O trabalho remoto trouxe ainda a possibilidade de buscar colaboradores em diferentes partes do país, como Santa Catarina, Bahia e Piauí.

Aprendi muito no contato direto com Pablus, Jaílson e Fiche. Eles foram – e continuam sendo – mestres, referências para mim. Sabem muito e não se importam em dividir seu conhecimento. Por falar em conhecimento, tenho tido a oportunidade de dar treinamentos internos sobre seguros, o que me reconectou ao prazer de ensinar, que eu sentia no início da minha trajetória. 

Meu desafio hoje é o GEPRO-Prev, um novo produto voltado ao mercado de Previdência. A Confitec é uma organização que investe em jovens talentos e os estimula a crescer, desenvolver todas as suas potencialidades e habilidades. É uma empresa que confia em seus colaboradores e quer que eles se sintam bem com o que fazem. 

Hoje, aos 33 anos, me sinto preparado para qualquer desafio, porque sei que vou contar com a ajuda de todos. Formamos um time de verdade, o que torna tudo possível.