Aguarde, carregando...

Menu
22
novembro

Como enfrentamos o desafio de contratação e retenção de profissionais na Confitec

Como enfrentamos o desafio de contratação e retenção de profissionais na Confitec

Um dos grandes desafios atuais na indústria de TI é contratar – e reter – profissionais, num mercado inflacionado pelo desequilíbrio entre oferta de profissionais e demanda de vagas. 

A demanda por profissionais de informática já estava em alta antes de 2020 e a chegada da pandemia só fez acelerar ainda mais a digitalização no mundo todo, tornando a falta de mão de obra um dos grandes gargalos da área.

De acordo com a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom), atualmente, o Brasil forma 53 mil profissionais por ano em cursos da área. No entanto, o número não supre a demanda estimada, que é de 159 mil talentos para o mesmo período.

 

Treinamento interno

A Confitec investe bastante no desenvolvimento dos profissionais, com programas de capacitação internos e externos. Nossos gestores têm metas internas de treinamento das suas equipes, que são acompanhadas de perto pela diretoria, e recebem treinamentos semestrais, tanto no nosso negócio quanto em tecnologias. Novos profissionais recebem tratamento especial na sua chegada e contam com todo o apoio de profissionais mais experientes.  

Os treinamentos internos não só garantem a aderência dos temas e conceitos à nossa realidade,  como também capacitam os funcionários a compartilhar o que sabem, para o sucesso de todos na organização.

Com isso, mostramos aos colaboradores o compromisso da organização com o aprendizado, o crescimento, o aprimoramento e o desempenho.  Grandes funcionários querem trabalhar em organizações comprometidas em melhorar a cada dia.

A partir do início de 2021, quando intensificamos os treinamentos internos, conseguimos uma melhoria imediata em desempenho e desenvolvimento de novas – e significativas – habilidades. A equipe se sente gratificada pela atenção às suas necessidades, e nós sentimos um aumento imediato no empenho e na lealdade.

 

Trabalho remoto

Desde o início da pandemia, a Confitec adotou o trabalho remoto como seu modelo – e isso tem dado muito certo! A qualidade de vida que os profissionais conquistaram com esse modelo é percebida como um diferencial importante no momento da contratação e também na retenção dos nossos profissionais. Ainda analisamos a possibilidade de algum modelo híbrido no futuro, mas não temos pressa em fazer qualquer alteração, já que conseguimos alcançar um equilíbrio entre qualidade de vida, das entregas e das interações. 

Além disso, apesar de os nossos escritórios físicos estarem localizados nas cidades de Rio de Janeiro e São Paulo, podemos contar hoje  com profissionais competentes e motivados espalhados pelo Brasil inteiro. 

 

Retenção

A Confitec valoriza muito os profissionais com “sangue Confitec”, os nossos Confiteckers. Temos como valores da empresa o respeito e desenvolvimento dos nossos profissionais. O tratamento humanizado e a sensação de que todos trabalham entre amigos é algo que tratamos como sagrado – nossas pesquisas de clima organizacional mostram que isso é reconhecido  como um dos pontos fortes da empresa. As pessoas gostam de trabalhar aqui, gostam dos colegas e de seus gestores. Gostam do que fazem! Isso é muito importante para nós, e entendemos que é a melhor política de retenção da empresa, mais relevante até do que a remuneração, vista de forma isolada. 

 

Vagas internas e acesso a rodízios de equipes

Trabalhamos a comunicação interna de vagas abertas e estimulamos o rodízio entre áreas. Hoje, temos um grupo grande de profissionais que atuam em novas tecnologias e vieram de  equipes que trabalhavam há anos com outras tecnologias.

Os profissionais que migram para as novas frentes de trabalho se sentem com fôlego renovado, respirando novos ares. Ao mesmo tempo, as novas equipes contam com a experiência e conhecimento desses profissionais. Vida longa aos times!

 

Ensinamos tecnologia aplicada a seguros

Todas as empresas possuem especialistas, profissionais que têm conhecimento aprofundado em um determinado assunto e interesse em compartilhar esse conhecimento com os outros.  Primeiro, elegemos alguns dos melhores especialistas em determinados temas e que tivessem uma forte ligação com a Confitec. Pesquisamos o seu interesse e capacidade didática em atuar como formadores internos. Então,  solicitamos sua ajuda e tivemos um excelente resultado: não só os formadores ficaram animados com seu novo papel dentro da empresa, como seus colegas (“alunos”) puderam absorver mais rapidamente o conhecimento sobre as tecnologias que usamos aplicadas ao nosso negócio e sobre a indústria de seguros. 

 

Programas de estágio

Uma das maneiras de formarmos esses profissionais com “sangue Confitec”, é o nosso programa de estágio. Quase todas as equipes da Confitec contam com estagiários, que se desenvolvem dentro da empresa. Nosso objetivo é promover esses profissionais para o nosso quadro efetivo de colaboradores. Temos vários profissionais hoje na equipe que vieram do programa de estágio, e estamos planejando ampliar esse processo no ano de 2023, abrangendo inclusive profissionais em transição de carreira.

Em síntese, cada Confitecker percebe, nos pequenos e grandes gestos, nosso compromisso com a sua realização pessoal e profissional e se sente parte de algo maior. Nossos investimentos em inovação, comunicação, desenvolvimento e qualidade de vida fazem com que todos nossos funcionários torçam pelo sucesso da empresa – e se dediquem a alcançá-lo. É claro para todos que só crescemos quando criamos as condições para que todos cresçam.